MINISTÉRIO
AISHNAVI BRASIL
O QUE É?
O GBC (Governing Body Commission - Comissão do Corpo Governamental), autoridade administrativa final de toda a Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna, em seu Encontro Geral Anual em Mayapur, Bengala Ocidental, entre os dias 11 a 22 de fevereiro de 2020, acatou a Declaração Contra Abuso Doméstico com base na política adotada pela ISKCON América do Norte no ano passado. De acordo com o GBC, as diretrizes contidas nela “dão orientação aos devotos e devotas e também fornecem recursos para líderes e administradores que são convocados a lidar com violência doméstica em suas comunidades”.
A Declaração afirma que:
"Abuso doméstico é ilegal, indefensável e inaceitável pela Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna (ISKCON). Qualquer interpretação dos ensinamentos religiosos ou sociais Vaisnavas que tolere, apoie ou justifique abusos domésticos é rejeitado pelo GBC."
Aqui você pode denunciar casos de assédio, abuso ou violência contra a mulher ocorridos dentro de espaços vinculados à ISKCON, ou relacionados com membras e/ou membros da ISKCON (seja na qualidade de vítimas ou denunciados).
MANUAL DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Em 2020 tivemos a oportunidade de traduzir e adaptar o material do CGB América do Norte (e aprovado pelo GBC) sobre Violência Doméstica, transformando-o em um manual de orientação às nossas lideranças e congregações.
Com ele, desejamos que nossas lideranças compreendam profundamente este assunto e quais passos adotar em tais circunstâncias, contando com todo nosso apoio no processo em questão. Esperamos também que as congregações se tornem agentes ativos para discutir o assunto entre si e com suas lideranças, que desenvolvam sensibilidade para observar casos de violência em seu entorno e que, especialmente, criem recursos no seu Yatra que facilitem a ajuda e o acolhimento de vaishnavis em situações de violência. Clique aqui e baixe o Manual para Lideranças e Congregações sobre Violência Doméstica.
Queremos lembrar que temos um Fundo de Amparo às Devotas onde os recursos são direcionados a auxiliar devotas em qualquer tipo de situação de fragilidade financeira, especialmente nos casos de violência doméstica, onde, muitas vezes, o auxílio financeiro se torna o fator primordial para afastar a vítima (e seus dependentes) do seu abusador.
Faça uma doação regular ou esporádica ao nosso Fundo de Amparo:
FUNDO DE AMPARO ÀS VAISHNAVIS
Banco Itaú
Ag 8497
Conta Poupança 37569-4
Gisele Pereira de Oliveira
Picpay: @ministeriovaishnavibr
Pix: ministeriovaishnavibr@gmail.com
Paypal: ministeriovaishnavibr@gmail.com
Loja online para fazer doações:
sangita.com.br/loja/ministeriovaishnavi/
O QUE FAZER?
Preencha os dados do formulário com o máximo de detalhes possível, respondendo às perguntas de cada campo, e acrescentando qualquer informação que considere relevante para o caso.
O QUE VAI ACONTECER?
As integrantes do Ministério Vaishnavi Brasil vão receber e analisar a sua denúncia, entrar em contato caso precisem de algum esclarecimento logo de cara, e vão averiguar o ocorrido, entrando em contato com a vítima, as autoridades locais e eventuais testemunhas indicadas por você, pela vítima ou pelas autoridades ou membras e membros da ISKCON locais.
Após analisar e chegar a uma conclusão, as integrantes do Ministério Vaishnavi Brasil definirão um curso de ação para o caso, que pode, conforme necessário, incluir uma denúncia às autoridades locais, regionais, nacionais ou internacionais da ISKCON e/ou uma denúncia aos órgãos seculares competentes (como polícia, Ministério Público e Conselho Tutelar). Se você deixar algum dado de contato, te avisaremos quais ações serão tomadas nesse momento.