top of page

ONDE SURGIU?

A Secretaria da Mulher nasceu, no Brasil, inspirada por relatos feitos por devotas na internet no início de 2016 que, utilizando a hashtag #meuamigosecreto , denunciavam as situações de preconceito e machismo que haviam sofrido - e ainda sofriam - na ISKCON.

Vendo tantos casos ainda acontecendo, e se identificando com diversos dos relatos, algumas devotas iniciaram uma discussão sobre a necessidade de se criar um órgão que pudesse ajudar a prevenir esses problemas e dar suporte a devotas em casos de denúncias de assédio, abusos e agressões.

Esse grupo se mobilizou, debateu e acabou por apresentar ao CGB, o órgão administrativo máximo da ISKCON no Brasil, uma proposta (prontamente aceita e aprovada na Assembleia Geral do CGB ocorrida em maio de 2016) para a criação de uma Secretaria da Mulher - conforme instrui o próprio Vaishnavi Ministry (Ministério das Mulheres) do GBC, o corpo governamental da ISKCON em nível internacional.

A Secretaria da Mulher já iniciou suas atividades, e funciona com um sistema de Conselho Deliberativo, cujas integrantes discutem e decidem sempre em conjunto qualquer questão relacionada à Secretaria. Esse colegiado é composto de devotas de todo o Brasil, e integra também assessoras de diversas especialidades, como educação, Direito,

assistência social e psicologia.

Em 2020 a Secretaria da Mulher iniciou um processo de internacionalização de suas ações com um projeto de capacitação vaishnavi com 40 devotas latino-americanas. Ao mesmo tempo, passou a ter um contato direto com o Vaishnavi Ministry, participando de reuniões com a Ministra Radha Prabhu e as demais ministras regionais, onde nosso projeto foi não apenas aceito como também muito apreciado. O fruto desse diálogo é que fomos nomeadas oficialmente representantes do Vaishnavi Ministry no Brasil. Com isso, a partir de 31 de agosto de 2020 somos o Ministério Vaishnavi Brasil. 

ESTRUTURA DA ISKCON

A ISKCON se encontra estruturada em quatro níveis: internacional, nacional, regional e local.

Internacionalmente, a instituição é gerida pelo GBC (Corpo Governamental da ISKCON), criado pelo Fundador-Acharya da ISKCON, Sua Divina Graça A. C. Bhaktivedanta Swami Srila Pabhupada.

Em nível nacional, no Brasil, temos o CGB (Corpo Governamental Brasileiro) da ISKCON, composto por representantes regionais que, por sua vez, são escolhidos pelos administradores de cada projeto local dentro de sua área de atuação.

 

São cinco CRGs (Conselhos Regionais Governamentais), cada um abarcando um grupo de Estados do país, como vemos abaixo:

CGR 1 - Região Norte e Nordeste 

CGR 2 - Minas Gerais, e Região Centro-oeste

CGR 3 - Estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro

CGR 4 - Estado de São Paulo

CGR 5 - Região Sul

O CGB também é composto por Secretarias focadas em diversas áreas de relevância para a ISKCON e seus membros, como as Secretarias de Comunicação, de Sankirtan e de Cuidado aos Devotos, e entre elas está a Secretaria da Mulher.

COLETIVO JAYA DEVAKI DEVI DASI

A Secretaria da Mulher é um órgão da ISKCON do Brasil que tem como objetivo a promoção de ações e políticas, em conformidade com as leis institucionais e nacionais, visando a melhora das condições das devotas na ISKCON.

O foco da SdM é atender às necessidades das mulheres inseridas na ISKCON ou de alguma forma relacionadas com a instituição por meio de ações educativas, de capacitação, de apoio e de resposta a denúncias de assédio, abuso ou violência.

Fazemos isso em respeito e memória a todas as mulheres que de alguma forma sofreram e sofrem com o machismo dentro da ISKCON, e em especial em homenagem a Jay Devaki Devi Dasi, devota querida por muitas e

muitos de nós que, infelizmente, veio a abandonar o corpo em razão de um assassinato brutal.

Esse crime poderia ter sido evitado se tivessem sido tomadas as devidas precauções para protegê-la, de modo que queremos nos certificar de que um episódio repleto de sofrimento como esse nunca mais se repita, e que toda e qualquer mulher esteja protegida e seja nutrida em todos os níveis em sua relação com a ISKCON.

VMB-logo-s.png
APRESENTAÇÃO.jpg

EQUIPE COLABORATIVA

Lakshmi Priya 
devi dasi

Lakshmi Priya devi dasi (DVS) conheceu o movimento Hare Krishna em 2001, no Centro Cultural Hare Krishna de Guarulhos. É formada como Instrutora de Yoga pela ABHAY - Academia Bhaktivedanta de Hatha Yoga e Ayurveda, com Kely Parayana das. Há  12 anos mudou-se para a Ecovila Vraja Dhama, em Caruaru - PE, a convite de seu mestre espiritual, Dhanvantari Swami, onde integra a equipe de Pujari e de Comunicação. Atualmente está como Presidente da Ecovila. Participa também da equipe do Conselho Governamental Regional 1, como secretária, e do Coletivo Jaya Devaki devi dado, da Secretaria da Mulher da Iskcon do  Brasil.

IMG_20191027_105905.jpg
Citralekha devi dasi
WhatsApp Image 2020-04-27 at 19.13.08.jp
Govinda Gana 
devi dasi

Citralekha devi dasi (DVS) conheceu o movimento Hare Krishna em 1999 em Salvador-BA, onde se dedicou ao serviço de Pujari, Festival de Domingo e grupos de estudo. Recebeu sua primeira iniciação em 2007, mesmo ano em que recebeu o título Bhakti-Sastri. Já colaborou com serviços nos yatras de Curitiba-PR, João Pessoa-PB, Campina Grande-PB, Natal-RN, Caruaru-PB, Recife-PB, São Paulo-SP, Rio de Janeiro-RJ, Alto Paraíso de Goiás-GO.
Graduada em Comunicação Social/Relações Públicas na UNEB, já atuou na assessoria de comunicação da ISKCON-BA. Dá aulas de inglês online para adultos, adolescentes e crianças e é mãe do pequeno Kabir. Atualmente, coordena o Curso de Preparação para Palestras da SDM e faz parte da equipe de comunicação da Secretaria. 

Govinda Gana dd (DVS) teve seu primeiro contato com o movimento Hare Krishna de  1994 , onde prestou serviços diversos para ISKCON, auxiliando no Yatra de Porto Alegre .

Graduada em pedagogia e professora de educação infantil na rede municipal de Santa Catarina. Atua a 13 anos como gerente de eventos em empresa familiar e é mãe de 3 filhos Rama, Jahnavi e Ananda .  
Realizou Treinamento de Apoiadoras da Secretaria  da Mulher da ISKCON e está iniciando o serviço de acolhimento as mulheres.

Ananda-Maya devi dasi

Ananda-maya Devi Dasi é advogada, discípula de Bhakti-Tirtha Swami, e já prestou diversos serviços à ISKCON no Brasil tanto localmente, como membra do departamento de comunicação e da equipe administrativa do Templo de São Paulo por mais de uma ocasião, quanto nacionalmente, como membra do CGB e Secretária de Justiça da ISKCON Brasil. Atua no momento como assessora jurídica da Secretaria da Mulher.

WhatsApp Image 2020-07-20 at 21.32.36.jp
Gitamrta devi dasi

Gitamrta Devi Dasi (HDG) é formada em Letras pela USP e tem mestrado em História pela mesma instituição. Em sua pesquisa, estudou a mulher na ritualística e na sociedade védica e vaishnava. Tem doutorado pela UNESP, no qual estudou a relação entre Cecília Meireles e a Índia, e para a qual fez estágio de pesquisa na universidade fundada pelo pensador e poeta Rabindranath Tagore. Hoje é professora adjunta da Universidade de Pernambuco. Na academia, orienta pesquisas sobre o ensino de literatura e literatura de autoria feminina e de minorias étnicas e sexuais. Participou do Curso de Comunicação, ministrado por Anuttama Das (ACBSP), em 2003. Em 2007, fez o curso de adoração em Mayapur e, durante sua estadia, teve orientação de SS Bhaktividya Purna Swami, do gurukula védico, sobre o feminino e Bhakti yoga; além da constante orientação de seu guru, Hridayananda Das Goswami, sobre o tema. Em 2018, se tornou a secretária de Adoração da ISKCON Brasil. Também nesse ano iniciou o curso de liderança (Zonal Supervisor) do GBC College.

WhatsApp Image 2020-04-27 at 22.04.18.jp
Kalacandji devi dasi

Kalachandji Devi Dasi (HDG) ingressou no Movimento Hare Krishna em 1998, tornando-se discípula de Hridayananda Das Goswami em 2001. Realizou diversos serviços para a ISKCON, atuando na cozinha, loja, recepção e administração, principalmente em São Paulo.
Foi secretária do CGB durante a gestão 2017/2018, e já foi integrante da equipe de administração o CGR 4, do CGB e Conselho fiscal da Fundação Bhaktivedanta. Fez o curso de Comunicação da ISKCON com Anuttama prabhu e está cursando Bhakti Shastri pelo Instituto Jaladuta.
Hoje é uma das conselheiras da Secretaria da Mulher e integrante do Conselho Fiscal do Krishna west Brasil. Formada em História e pós-graduanda em educação especial, atualmente é professora pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia

bottom of page